seg, 23/12/2024 22:43

Espetinho e frango com pequi e guariroba: Câmara aprova projetos que os tornam Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia

Foram aprovados pela Câmara Municipal, os projetos de lei que instituem pratos típicos da culinária goiana como espetinho, frango com pequi e guariroba enquanto Patrimônio Cultural Imaterial da Gastronomia de Goiânia. As propostas são do vereador Sandes Júnior (PP).

Para o vereador, as receitas regionais são conhecidas e valorizadas por compor hábitos alimentares nativos, sendo elaboradas com ingredientes disponíveis na região e preparadas com técnicas transmitidas de geração em geração.

“O goianiense ama espetinho – seja de carne, de queijo, de frango ou suíno – cada um com sua preferência. Tem para todo lado em Goiânia. Já o franguinho ao molho com pequi e guariroba, a famosa ‘gueroba’, é comida certa na mesa do goianiense, principalmente aos domingos com a família reunida”, destacou Sandes Júnior.

Ainda segundo o parlamentar, o registro de identidades gastronômicas torna bens de natureza imaterial acessíveis a futuras gerações. “É importante transmitir o legado que contempla interação entre cultura e alimentação, relacionando história com imigração e com adaptações em hábitos alimentares do povo brasileiro”, afirmou.

Felipe Fernandes