ter, 24/12/2024 14:05

Professores da UEG avaliam possibilidade de greve

Nesta sexta-feira (16), os professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), convocados pela Associação dos Docentes (ADUEG), participarão de uma assembleia online às 14h para decidir sobre uma possível paralisação. Caso aprovada, a greve poderá afetar o início do ano letivo, previsto para a próxima segunda-feira (19).

Com cerca de 12 mil estudantes matriculados, a UEG enfrenta demandas por parte dos docentes, como o reconhecimento da titulação de 280 doutores e a progressão na carreira, com a alteração da Lei do Plano de Carreira das/dos docentes da UEG e a extinção do quadro de vagas. A ADUEG destaca que essa situação limita o número de professores que podem ser remunerados por seus doutorados e outros títulos.

A entidade considera essas medidas um retrocesso e demonstração de falta de compromisso com o investimento na pesquisa e na docência. A quantidade de doutores é apontada como um dos principais parâmetros para a avaliação positiva do Ministério da Educação.

Além disso, os docentes solicitam a alteração do Plano de Carreira dos Docentes da UEG. Desde fevereiro de 2021, segundo a ADUEG, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, prometeu respostas às reivindicações em um prazo de três semanas, o que não ocorreu, apesar das tentativas de diálogo ao longo do ano passado.

Em 18 de dezembro, os docentes aprovaram um indicativo de greve caso o governo não atendesse às reivindicações da categoria. Essa decisão foi novamente encaminhada à Reitoria em 29 de janeiro, porém, até o momento, não houve resposta.

Lorena Moreira