Goiânia voltou a fazer parte do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cemam) depois de 13 anos fora da entidade. A eleição para escolher o novo representante dos municípios goianos com mais de 200 mil habitantes ocorreu na última sexta-feira, 7, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
O Cemam é responsável por estabelecer diretrizes e medidas para a proteção, conservação e melhoria do meio ambiente, com o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável de Goiás. Também participa da formulação da Política Estadual do Meio Ambiente.
“Decisões importantes são tomadas neste conselho e será importante a voz de Goiânia, como capital do estado, e uma cidade que tem preservado o seu meio ambiente, fauna e flora, na tomada de decisões para todo estado”, afirmou o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Nadim Neme.
Nos últimos três anos, a prefeitura da capital plantou cerca de 400 mil árvores por meio de programas como Arborizagyn, Rearboriza e Disque-Árvore. O reconhecimento de Goiânia com o título de Cidade Árvore do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day, também embasam o município.
Cemam
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cemam) é um órgão de classificação normativa, consultiva e deliberativa, que estabelece as diretrizes e medidas necessárias à proteção, conservação e melhoria do meio ambiente, visando garantir o desenvolvimento sustentável de Goiás. O Cemam participa também da formulação da Política Estadual do Meio Ambiente.
A vitória de Goiânia como integrante do Cemam será publicada no site da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e no Diário Oficial do Estado em até três dias após o encerramento da votação.